Verônica Stigger (RS)
Veronica Stigger possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), com dissertação sobre os personagens mitológicos na obra de Pablo Picasso, e doutorado em Ciências da Comunicação, dentro da linha pesquisa Teoria e Crítica da Arte, pela Universidade de São Paulo (2005), com tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade, enfatizando os trabalhos de Piet Mondrian, Kasimir Malevitch, Kurt Schwitters e Marcel Duchamp. Possui também pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2009) e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2009). Atua na área de Artes, com ênfase em Teoria e Crítica da Arte,e na área de Literatura Brasileira tendo desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: as relações entre arte, mito e rito na modernidade; as relações entre arte e literatura (palavra e imagem), vanguardas históricas européias; modernismo brasileiro; Pablo Picasso, Piet Mondrian; Kasimir Malevitch; Kurt Schwitters; Marcel Duchamp; Maria Martins; Flávio de Carvalho; Nuno Ramos. (Texto informado pelo autor).
Sua formação acadêmica
2012
Pós-Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2009 - 2009
Pós-Doutorado.
Università degli Studi di Roma La Sapienza. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2006 - 2009
Pós-Doutorado.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2001 - 2005
Doutorado em Ciências da Comunicação Universidade de São Paulo, USP, Brasil. com período sanduíche em Università degli Studi di Roma Tor Vergata(Orientador: Mario Perniola). Título: Arte, mito e rito na modernidade: a dimensão mítica em Piet Mondrian e Kasimir Malevitch, a dimensão ritual em Kurt Schwitters e Marcel Duchamp, Ano de obtenção: 2005. Orientador: Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: Arte e mito; vanguardas históricas; Piet Mondrian; Kasimir Malevich; Marcel Duchamp; Kurt Schwitters. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 2000
Mestrado em Ciências da Comunicação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. Título: Mitomorfose A mitologia greco-romana na obra de Pablo Picasso,Ano de Obtenção: 2000. Orientador: Ione G Bentz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: arte moderna; Arte e mito; Pablo Picasso; Mitologia greco-romana. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Produção de Sentido. Setores de atividade: Educação Superior.
1991 - 1994
Graduação em Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: Estética do exagero - O cinema barroco de Peter Greenaway. Orientador: Ione G. Bentz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário