quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Relato de viagem-Cordisburgo e a gruta do maquiné


No primeiro dia de Outubro de 2013 os 6º anos foram a Cordisburgo e a gruta do maquiné.São aproximadamente 2 horas de viagem ida e volta,chegando a Cordisburgo a vegetação começa a mudar com árvores baixas e retorcidas e mato rasteiro. Atravessamos a cidade e fomos para a gruta.
chegando lá recebemos orientações e algumas informações:
  •    A gruta é formada por calcário;
  •    A gruta é formada por sete salões;
  •    Descemos 18 metros gruta a dento;
  •    Localizada em Cordisburgo;
  •   A Gruta foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, na época proprietário das terras. Foi explorada cientificamente em 1834 pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund que, em seguida, mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor; 
  • A gruta  é considerada a mais bonita do mundo berço da paleontologia brasileira;
  • É a 1ª gruta  aberta  a exposição ao turista;
na gruta existe 7 salões:
1.     Salão dos vestíbulos: é a primeira câmara, e é quase totalmente iluminado pela luz exterior. Possui 88 pés de comprimento, 66 de largura e 26 de altura. No momento em que visitamos a gruta, sua temperatura era de 26°C e com umidade de 41%. Ele possui pequenos lagos em que as pessoas jogam moedas e fazem pedidos. O dinheiro é recolhido é doado à instituições de caridade.
2.     O salão das colunas – é a segunda câmara, sua iluminação já é feita artificialmente. Possui 122 pés de comprimento por 74 de largura. Estava com temperatura de 26,7°C (perceba que a tendncia da temperatura é diminuir, mais nesse caso, devido as luzes artificiais colocadas na caverna, essas luzes estão influenciando na temperatura fazendo com que ela aumente) e umidade de 53%. 
3.     Salão do Trono – é a terceira câmara. Possui 220 pés de comprimento, 116 de largura e 50 pés de altura. Em sua entrada encontramos uma gigantesca estalactite branca de grande brilho e beleza. 
4.     Salão do Carneiro – é a quarta câmara. Nesse salão, o que nos chama a atenção é a figura de um carneiro (o que dá nome ao salão) e a figura de um cogumelo atômico. Possui 60 pés de comprimento, 66 de largura e 36 de altura. Estava com temperatura de 25,5°C e umidade de 60%. 
5.     Salão dos Lagos – é a quinta câmara. Possui 78 pés de comprimento e largura e 60 pés de altura. Estava com temperatura de 25,8°C e umidade de 67%. 
6.     Salão das Fadas – é a sexta câmara. Nele foram encontradas diversas ossadas de animais. Segundo Dr. Lund, “nenhuma outra caverna produzira combinações tão admiravelmente belas como as que se encontram nesta parte da gruta.” Possui 108 pés de comprimento e 50 pés de altura. Estava com temperatura de 25°C e umidade de 70%. 
7.     Salão Dr. Lund  – a sétima câmara da gruta é dividida em dois salões: o salão Dr. Lund (138 pés de comprimento, 72 de largura e 50 pés de altura) e o Salão do Cemitério (534 pés de comprimento por 184 pés de largura). Em toda sua extensão, sua temperatura era de 25,4°C e umidade de 79%

Na cidade de Cordisburgo, fomos a casa de Guimarães Rosa  e ao portal,para recitar alguns textos de Guimarães.A casa que virou museu há muitas informações sobre João.



 






 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário